sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ANCINE lança o OCA - Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual‏

O QUE É O OCA?

Subsídio ao planejamento e às decisões

Ao criar o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – O.C.A., a ANCINE disponibiliza à sociedade brasileira, aos pesquisadores, ao governo, aos parlamentares e aos empresários dados coletados no mercado desde a criação da agência, dados reunidos de períodos anteriores, análises produzidas pelos nossos técnicos e estudos/pesquisas produzidas no meio acadêmico e por pesquisadores em geral.

Nosso objetivo com o O.C.A. é atender à crescente e diversificada demanda por maiores informações acerca da produção e do mercado audiovisual brasileiros. Com o O.C.A. esperamos contribuir para que a reflexão sobre o desenvolvimento desse mercado se dê no patamar que julgamos compatível com uma atividade de tanto valor simbólico e estratégico para o Brasil. Acreditamos que o contato com as informações e estudos que aqui serão reunidos ao longo do tempo reforçará a capacidade de planejamento do Estado e dos agentes econômicos privados, enriquecerá as práticas empresariais e inspirará aperfeiçoamentos na legislação e na política pública setorial.

O O.C.A. é um espaço em permanente construção. Este processo avançará com as contribuições das diversas áreas da agência na sistematização de dados e na reflexão sobre suas atividades, com a implantação dos sistemas de informação e com a participação crescente de pesquisadores voltados aos estudos da área. O observatório representa ainda um espaço catalisador para a troca de informações com outros orgãos especializados em reunir e sistematizar estatísticas. Os desafios são muitos, na medida em que o mercado audiovisual brasileiro se organizou sem preocupações específicas com a padronização de critérios que facilitem a coleta e a reunião dos dados aí produzidos.

Nosso esforço será para que o O.C.A. se aperfeiçoe juntamente com o desenvolvimento do mercado e da indústria audiovisual brasileira, de modo a permitir maior capacidade de planejamento das ações públicas e privadas. Nossa meta é fazer do observatório um centro de referência de informações para as atividades ligadas ao cinema e ao audiovisual no Brasil.


Manoel Rangel

Diretor-Presidente da ANCINE


Acessem o OCA: http://www.ancine.gov.br/oca/index.html

Nenhum comentário: