quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Próxima Exibição: AKIRA (29/10/08)



29 de outubro, quarta-feira


Quadra da FFPNM, às 19h30
ENTRADA GRATUITA






Comemorando a seu modo o Dia Internacional da Animação - D.I.A., o Cineclube AZouganda orgulhosamente apresenta: Akira





Futuro do Pretérito
Por Aluísio Gomes Jr.*


Vocês se lembram dos Jetsons? Aquele desenho com carros voadores, cão-robô, empregada-robô, família americana perfeita. Pararam para pensar que esse futuro idealizado por William Hanna e Joseph Barbera era para estar acontecendo agora? Bom, não sei vocês, mas não tenho visto nenhum carro voando por aí. O futuro visto numa obra de arte tem mais haver com o tempo em que foi concebido do que com uma idéia mediúnica do artista. Quando Os Jetsons foram ao ar pela primeira vez nos EUA, os americanos ainda viviam em uma época anterior a morte dos Kennedys, Vietnã e Revoluções (Social, Cultural e Sexual). Já quando Katsuhiro Otomo dirigiu Akira em 1988, o buraco era bem mais embaixo.

Nos anos 8o o mundo estava de ressaca. Depois de tomar todas nas duas décadas posteriores, ele resolveu dá uma guinada conservadora. O futuro era negro como se podiam ver em Blade Runner de Ridley Scott ou no livro Neuromancer de William Gibson. Ou dark, palavra mais em moda na época. Mas nenhuma outra obra descrevia melhor esse sentimento de final dos tempos da “década perdida” quanto o Akira de Otomo. Akira é puramente oitentista no que isso possa ter de melhor. O filme mistura todos os elementos primordiais da literatura cyberpunk e animação japonesa dos anos 80: mundo pós-guerra, sociedade em crise, corrupção, drogas, sistema militarizado e alienação da juventude.

O enredo se passa em 2031 em Neo-Tóquio, uma Tóquio reconstruída após a original ter sido destruída na III Guerra Mundial. Otomo desenha/fotografa essa Neo-Tóquio em fortes tons de roxo, marrom e verde tal qual Alan Moore e Dave Gibbons fizeram com Watchmen. Os protagonistas da história são dois jovens de uma gangue de motoqueiros, Kaneda e Tetsuo. Após um acidente com uma misteriosa criança, Tetsuo é levado para instalações militares onde irá desenvolver poderes inatos. Não vou contar mais para não entregar a sobremesa antes do almoço, mas o interessante a partir desse ponto é como Otomo desenvolve uma mistura de discussão holístico-religiosa, comentários sociais com cenas de ação de tirar o fôlego. Quem pensou que isso pode ter servido de inspiração para Matrix, acertou em cheio. Os Irmãos Wachowsky, diretores de Matrix, são fãs confessos de Akira. Assim como o filme hollywoodiano, os pensamentos filosóficos da animação não resistem a um debate mais profundo. Mas qual moleque, seja de 10 ou 50 anos, se importa com isso quando vê Kaneda correndo na clássica moto vermelha.

Não apenas em Matrix nós vemos sinais de Akira na filmografia mundial. A influência mais óbvia é em animes japoneses de ficção científica como NeoGenenis Evangelion e Ghost in Shell, mas quando você vir Uma Thurman pilotando uma moto pelas ruas de Tóquio em Kill Bill, pode ter certeza que a inspiração do diretor Quentin Tarantino veio desse clássico da animação nipônica. Talvez, porque o futuro que nós enxergamos hoje esteja muito mais para o apocalipse de Akira do que para a vida suburbana dos Jetsons.


*Jornalista Pernambucano e Coordenador do Cineclube AZouganda

Direção: Katsuhiro Otomo


Ano/Origem: 1988/Japão


Gênero: Animação


Duração: 124 min





Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=qT_SLtKoeVY








O D.I.A (28 de outubro) comemora o aniversário de 116 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno - ser apresentado pelos irmãos Lumiere.








Cineclube AZouganda:





Orkut: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=70383397


E-mail: cineclubeazouganda@yahoo.com.br


Blog: http://www.cineclubeazouganda.blogspot.com


Fotolog: http://www.fotolog.com/cine_azouganda


Grupo de Discussão: http://br.groups.yahoo.com/group/cineclube_azouganda/

Nenhum comentário: