domingo, 10 de maio de 2009

Wood & Stock - Sexo, Orégano e Rock`n`Roll

Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’roll

Por Luis Pires


No início dos anos 80, depois de quase vinte anos de um duro regime militar, o país voltava a respirar os ares da abertura, com o ressurgimento dos partidos políticos pluralistas. O povo retomava o direito de escolher seus governantes, seus parlamentares e as discussões políticas ganhavam novamente as ruas.

Foi nesse clima que diversas revistas de quadrinhos nacionais chegaram às bancas. Geralmente elas tinham como principal característica a crítica de costumes, com personagens como Geraldão (Glauco), Os Piratas do Tietê (Laerte), Níquel Náusea (Fernando Gonzalez), que até hoje podem ser vistos nas tiras dos principais jornais do país. Dentre essas revistas, a de maior destaque foi Chiclete com Banana, na qual puderam desfilar uma infinidade de tipos criados pelo humor anárquico e urbano de Angeli: Rê Bordosa, Meiaoito, Nanico, Os Skrotinhos, Bibelô, Wood & Stock, Rhalah Ricota, entre outros.

A maioria desses tipos pode ser vista agora na tela. Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’roll, é a mais nova criação da Otto Desenhos, dirigida por Otto Guerra, que já havia se aventurado num longa de animação em 1994, com Rock & Hudson: Os Caubóis Gays, outros personagens de tirinhas de jornais.

A produção de Wood & Stock traz algumas curiosidades. Entre layouts, cenários e animações foram feitos aproximadamente 40 mil desenhos, que consumiram cinco anos de trabalho da equipe. Algumas cenas foram construídas em cima de músicas dos Mutantes e traz alguns grandes nomes do cinema e da música interpretando as vozes dos personagens. Entre eles, temos Tom Zé, Julio Andrade, Zé Victor Castiel, e Rita Lee.

Inicialmente, o longa havia recebido indicação do Ministério da Justiça como impróprio para menores de 18 anos, por tratar de assuntos como drogas e sexo. Isso fez dele a primeira animação brasileira proibida para menores. Mas a Justiça acatou um pedido dos produtores e posteriormente o reclassificou para 16 anos.

Wood & Stock evoca um tempo em que, para bem ou para mal, se vivia sem rede de segurança. Por isso é politicamente incorreto. E tão interessante.


Saiba Mais:

Angeli: http://www2.uol.com.br/angeli/
Entrevista com Angeli: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u62884.shtmlv
Otto Desenhos Animados: http://www.ottodesenhos.com.br/

Nenhum comentário: