segunda-feira, 11 de maio de 2009

Seminário Circuito em Construção / PE

Aconteceu e o Cineclube AZouganda participou...

Seminário Circuito em Construção debate cineclubismo neste fim de semana


Nesta sexta (8) e sábado (9), no Museu do Estado, acontece debate sobre a auto-sustentabilidade dos cineclubes e formas de estímulo à criação de novos grupos

Débora Duque


Cineclubistas, representantes de pontos de cultura e do meio audiovisual pernambucano estarão reunidos nesta sexta-feira (8) e sábado (9), no Museu do Estado de Pernambuco, para a realização do seminário Circuito em Construção, seminário promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceira com o cineclube carioca Terra Brasilis. O evento, também aberto ao público em geral, discutirá formas de sustentabilidade de cineclubes e possíveis caminhos para criação de novos grupos, que se constituem em importante instrumento de democratização e difusão de produtos audiovisuais.

A programação, que terá tem início às 9h da sexta-feira (8) com discurso da presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, incluirá a realização de diversos debates, com a participação de personalidades envolvidas em atividades cineclubistas, como Gê Carvalho (presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes - Fepec), Antônio Claudino de Jesus (presidente do Conselho Nacional de Cineclubes), Frederico Cardoso (coordenador do cine Mais Cultura, do MinC), entre outros realizadores, intelectuais e representantes de cineclubes.

Entre os temas a serem discutidos estão a auto-sustentabilida
de dos cineclubes e os processos de construção desses grupos, além de formatação de suas grades de programação, distribuição de conteúdo e direitos autorais. Sobre este último tópico, além do debate, haverá uma palestra ministrada pela professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e especialista em propriedade intelectual, Clarice Castro. A exposição abrirá a programação do sábado, a partir das 9h.

Também inserido na programação do segundo dia do Circuito está a realização do 2° Encontro de Cineclubes de Pernambuco, que deverá discutir a importância das práticas cineclubistas para formação de público e profissionais no Brasil, além de planos de estímulo ao surgimento de novos grupos. O debate contará com a participação de Gê Carvalho, Antônio Claudino, Eduardo Ades (Coordenador do Circuito em Construção e da Associação Cultural Terra Brasilis), Hermano Figuerêdo (coordenador da Rede Olha Brasil do MinC) e Carla Francine (coordenadora de Cinema, Vídeo e Fotografia da Fundarpe).

De acordo com Carla, o objetivo principal do seminário é apresentar mecanismos de sustentabilidade que confiram independência financeira os cineclubes, a fim de que não dependam unicamente de investimentos de instituições públicas ou privadas. “Entendemos que o cineclubismo se apresenta como ponto estratégico para o desenvolvimento do audiovisual do estado já que possibilita a formação de público e a transmissão de bens simbólicos em escala universal. O seminário é um dos caminhos para fortalecer as atividades dos cineclubes e a sociedade, através da Fepec, está com a gente nisso”, afirmou Francine.

As inscrições para o seminário são gratuitas poderão ser feitas na sexta-feira (8), uma hora antes do início dos debates, a partir das 8h, no próprio Museu do Estado.

SERVIÇO

Seminário Circuito em Construção

Data: 08 e 09/05 (sexta e sábado)
Horário: 9h às 20h30
Local: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças – Recife – PE)
Informações: 3184.3074
Aberto ao Público


PROGRAMAÇÃO

08/05 (sexta-feira)

08h às 09h – Credenciamento dos representantes dos cineclubes, pontos de cultura e inscrição dos demais interessados

9h – ABERTURA DO SEMINÁRIO
Luciana Azevedo – Presidente da FUNDARPE

09h30min às 12h30min – DEBATE:Autosustentabilidade dos cineclubes: experiências bem sucedidas e novas idéias, parcerias institucionais, leis de incentivo, formação e fortalecimento das redes locais

DEBATEDORES: Antonio Claudino de Jesus (Presidente do Conselho Nacional do Cineclubes); Frederico Cardoso (Coordenador Executivo Cine Mais Cultura / MinC);

Eduardo Ades (Coordenador do Circuito em Construção e da Associação Cultural Tela Brasilis); Hermano Figueiredo (Coordenador da Rede Olhar Brasil / MinC e idealizador do projeto Acenda uma Vela) e representante dos cineclubes pernambucanos – AZouganda, Jurema, Coliseu e Califórnia.

MEDIAÇÃO:Gê Carvalho - Presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes

12h30min às 14h – ALMOÇO

14h às 17:30h – DEBATE: A construção do movimento cineclubista em Pernambuco, sua auto-articulação e sustentabilidade

DEBATEDORES: Frederico Cardoso (Coordenador Executivo Cine Mais Cultura do MinC); Gê Carvalho (Presidente da Federação de Cineclubes de Pernambuco, Cineclube Amoeda Digital); Hermano Figueirêdo (Coordenador da Rede Olhar Brasil do MinC e idealizador do projeto Acenda uma Vela); Eduardo Ades (Coordenador do Circuito em Construção e da Associação Cultural Tela Brasilis); Alexandre Figueirôa (Prof.º Dr. em Estudos Cinematográficos e Coordenador do Cineclube Revezes); Antonio Claudino de Jesus (Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes)

MEDIAÇÃO: Milena Evangelista - AssessoraTécnica da Coordenadoria de Audiovisual da Fundarpe

17h30min – INTERVALO

18h às 20h30min – Prática cineclubista orientada: como animar um cineclube com sessão cineclubista

CONVIDADOS: Gê Carvalho (Presidente da FEPEC) e Ernesto Barros (Gerente de Multimeios da Prefeitura do Recife)

09/05(sábado)

09h às 11h – PALESTRA: Direitos Autorais
Convidada: Clarice Castro - Professora da UNICAP, especialista em Propriedade Intelectual

11h às 12h30 – DEBATE: Programação, distribuidores de conteúdo e direitos autorais

DEBATEDORES: Clarice Castro (Professora da UNICAP, especialista em Propriedade Intelectual); Isabela Cribari (Produtora e Diretora do Instituto de Cultura da FUNDAJ); Hermano Figueiredo (Coordenador da Rede Olhar Brasil / MinC e idealizador do projeto Acenda uma Vela); Eduardo Ades (Coordenador do Circuito em Construção e da Associação Cultural Tela Brasilis); Antonio Claudino de Jesus (Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes)

MEDIAÇÃO: Andréa Mota – Produtora Cultural

12h às 14h – ALMOÇO

14h às 17h30min – 2° Encontro de Cineclubes de Pernambuco
Debater: Ações em andamento, idéias para fomentar o movimento e discutir a importância do cineclubismo na formação de público e profissionais no Brasil.

DEBATEDORES: Carla Francine (Coordenadora de Cinema e Vídeo da Fundarpe); Gê Carvalho (Presidente da Federação de Cineclubes de Pernambuco, cineclube Amoeda Digital); Hermano Figueirêdo (Coordenador da Rede Olhar Brasil / MinC e idealizador do projeto Acenda uma Vela); Eduardo Ades (Coordenador do Circuito em Construção e da Associação Cultural Tela Brasilis); Antonio Claudino de Jesus – (presidente do Conselho Nacional do Cineclubes)

MEDIAÇÃO: Cátia Oliveira - Coordenadora de Audiovisual do MinC-N/NE

17h30min – INTERVALO

18h às 20h30min – MESA-DEBATE: Organização da Fepec e filiados
Exclusivo para representantes dos cineclubes filiados à FEPEC

22h – CONFRATERNIZAÇÃO
Local a definir coletivamente – com VJ’s e CJ’s


Fonte: www.fundarpe.pe.gov.br

Nenhum comentário: