quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Maria Cheia de Graça

Por Cesar Dutra Inácio


Sem reduzir-se a falsos moralismos ou dispendiosos melodramas, Maria Cheia de Graça (Maria Full of Grace, Joshua Marston, Colômbia / EUA, 2004) aborda a questão do tráfico internacional de drogas ilícitas através da história de vida de María Álvarez (Catalina Sandino Moreno), jovem de 17 anos, residente de um pequeno povoado rural da Colômbia, em uma viagem rumo à New York transportando entorpecentes ilegais em cápsulas dentro de seu estômago, servindo como “mula” de narcóticos. (MARSTON, 2004)

María mora junto com três gerações de sua família (no caso sua avó, sua mãe e irmã que tem um filho pequeno) em uma pequena cidade localizada no interior da Colômbia. Ela era até certo ponto da película, cortadora de rosas. Apesar de haver pequenos estabelecimentos comerciais, tais como, farmácias, bares, entre outros, as atividades atreladas ao plantio de flores são a principal base de sustentação econômica da população local. Em uma sociedade mecânica, utilizamos aqui o conceito durkheimiano (DURKHEIM, 1999) para designar as sociedades com baixa divisão do trabalho social, poucas perspectivas de mudanças são previstas para gerações criadas nesse ambiente, ou seja, o modo de viver de uma geração para outra pouco será alterada ao longo dos anos. No que concerne ao lazer, a festa na pracinha do bairro representada no filme parece ser a única ou ainda uma das poucas possibilidades de lazer nessa localidade.

Entretanto, um dia ela se cansa da vida simples que levava: M. Álvarez já não tinha mais seu emprego de cortadora, totalmente sem perspectivas, grávida de um namorado que pouco ou nada a amava. A personagem principal do filme, após ser apresentada a um narcotraficante chamado Javier (Jaime Osorio Gomez) por Franklin (Jhon Alex Toro) tomou uma medida radical: passou a trabalhar como “mula” de drogas ilegais.

Em um bar de Bogotá, ponto de encontro com a protagonista da película, Javier utiliza o termo “rolo de filme” para se referir aos entorpecentes que María irá transportar. O preço parece tentador à jovem que depois de pensar um pouco, vê na atividade ilícita uma alternativa para obter os recursos financeiros para ajudar a sua família. Seu próximo destino era os Estados Unidos. (MARSTON, 2004)

A película mostra a dura realidade da juventude que busca no transporte de drogas, o sonho da “terra prometida”, mesmo que por meios ilícitos, servindo como uma válvula de escape devido à falta de recursos, por sua vez, resultado da precariedade social encontrada em seu país. O serviço de “mula” encarado por María não é exclusividade da Colômbia, mas reflete os problemas sociais encontrados nos demais países pertencentes à América do Sul e, de forma mais ampla, à América Latina, na qual a questão dos entorpecentes ilegais não está ligada somente a dimensão do consumo, mas também incide sobre o aumento da criminalidade e de outras formas de violência.
Somente para ilustrar de forma sucinta o cenário atual das drogas na Colômbia e no mundo, faremos menção ao Relatório Mundial sobre Drogas 2008 (2008 World Drug Report) lançado pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (United Nations Office on Drugs and Crime) em 26 de Junho de 2008. No que se refere às plantações ilegais de coca, em 2007, ocorreu uma elevação súbita na Colômbia.

Conforme o relatório sobre narcóticos das Nações Unidas, apesar de os índices de produção de coca estarem hodiernamente cerca de 40% menores em relação a 2000, ano recorde desse tipo de plantio na Colômbia, as plantações no país sul-americano foram elevadas 27% de 2006 para 2007 (chegando a 99.000 hectares). As regiões conhecidas como Central, Meta-Guaviare, Pacífica e Putumayo-Caquetá são responsáveis por 89% do total da coca plantada. Embora a última região citada, Putumayo-Caquetá tenha diminuído a área de cultivos ilegais de coca entre 2000 e 2004, o cultivo no total sofreu uma elevação gradual até que em 2007 os índices retornaram a níveis similares ao ano de 2002, cerca de 100.000 hectares. (UNODC, 2008)
Somadas as áreas de cultivo de coca no Peru, na Bolívia e na Colômbia houve um aumento de 16% (chegando a 181.600 hectares). A Colômbia permanece como o maior produtor de coca no mundo com 55% da produção total mundial. Cerca de 600 toneladas da referida droga que circulam no mundo, em 2007, são oriundas desse país. A ONU no anteriormente citado documento acusou que as regiões de maior cultivo de coca no país estariam sob o poder de grupos insurgentes colombianos. (UNODC, 2008)


Image
María Álvarez e seu martírio contemporâneo


Voltando ao filme, mais especialmente, no que compete ao elenco, Catalina Sandino Moreno, sem sombra de dúvidas pode ser considerada o maior destaque do filme. Ela foi a primeira atriz de nacionalidade colombiana a ser indicada ao Oscar na categoria Melhor Atriz. Apesar de ser considerada uma das maiores revelações do cinema colombiano contemporâneo, ela já havia realizado outros trabalhos em teatro como Laughing Wild de Christopher Durang, The Dark Room de Tennesse Williams e Acuerdo para cambiar de casa de Griselda Gambaro, enquanto estudava por quatro anos na Academía de Teatro Rubem Di Pietro, localizada em sua cidade natal, Bogotá. (FOLHA ONLINE, 25.01.2005; MARIA FULL OF GRACE MOVIE)

O escritor e diretor do filme, o estadunidense Joshua Marston, assim como, Catalina Sandino, também marca sua estréia com sucesso. Entre as premiações que o filme recebeu estão: Melhor Filme Estrangeiro (Seattle Film Critics Awards, San Francisco Film Critics Circle e Washington Film Critics Association) e Melhor Primeiro Filme (New York Film Critics Circle e 2004 Berlin Film Festival - Alfred Bauer Prize). Catalina também recebeu prêmios na categoria Melhor Atriz, entre eles: 2004 Berlin Film Festival - The Silver Bear, 2004 Seattle Film Festival e 2004 Cartagena International Film Festival. Entre as premiações que o diretor foi agraciado estão: Melhor Diretor Iniciante (New York Film Critics Circle e New York Critics Online). Além de várias nomeações em outros festivais de cinema dentro e fora da Colômbia. (MARIA FULL OF GRACE MOVIE)

Em suma, a indústria cinematográfica se depara então com uma Maria contemporânea não glamourizada, vítima da degradação social e reflexo da atual conjuntura do tráfico internacional de narcóticos. As nações em desenvolvimento são afetadas com a produção e tráfico das drogas e, mais atualmente também com o consumo, repercutindo nos níveis de criminalidade e demais formas de violência intrinsecamente relacionadas a eles. Os países centrais adotam medidas de repressão e vigilância contra a entrada de entorpecentes ilegais em suas fronteiras e atuam, por vezes, mediante ações militarizadas em países periféricos, como ocorrem nos casos do Plano Colômbia e da Iniciativa Regional Andina, sem contribuírem significativamente para a eliminação dos problemas sociais prementes, as mais prováveis causas da questão, tais como a necessidade de melhoria na distribuição de renda, o combate à pobreza e a promoção da reforma agrária.


Cesar Dutra Inácio é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e discente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC / UFRJ). O autor também atua como pesquisador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (TEMPO).

Fonte: http://www.tempopresente.org



Saiba mais:

Relatório Mundial Sobre Drogas / 2009:
http://www.unodc.org/pdf/brazil/WDR2009/WDR_2009_Sumario_Executivo_em_portugues.pdf

Cuadernos de Cine Colombiano:
http://www.cinematecadistrital.gov.co/investigacion_publicaciones.htm


Nenhum comentário: