quinta-feira, 3 de julho de 2008

Maconha

Exibição do dia 12 de março de 2008.

Maconha

Por Fernando Braga (Floripa)


Verdade? O que é a verdade? Ela existe? Quem a criou? Por quê?

Neste documentário de Ron Mann, podemos ver como ela é forjada a partir de interesses pessoais, valores morais, étnicos e econômicos. Como a opinião pública pode ser manipulada por meio de propagandas em massa sem embasamentos científicos ou discussões públicas sobre um determinado assunto.

Ainda hoje, se tem um pensamento preconceituoso, cínico, e moralista acerca do tema. E, apesar dos bilhões de dólares gastos em uma verdadeira cruzada, ainda está muito longe de inibir o consumo da droga.

Como uma sociedade cria seus males? Seus bodes-expiatórios? Será que é justo proibir um prazer? Por que proibi-lo? Como pode justificar a ilegalidade de uma substância?

Como pode proibir o consumo e o comércio de uma substância simplesmente por que quem a consome são minorias mal vistas pela classe dominante hipócrita, enquanto substâncias muito mais nocivas ao individuo e à sociedade são aceitas e têm o consumo estimulado?

Será que depois de assistir esta obra você ainda vai olhar um “maconheiro" com os mesmos olhos? Ou vai odiá-lo mais ainda por que ele gosta de fumar uma planta sobre a qual você não sabe nada? Ou ainda, vai respeitá-lo, pois, o que ele faz não prejudica a você?

Saiba mais:


Baseado em Fatos: http://br.geocities.com/baseadoemfatos/index.

Marcha da Maconha: www.marchadamaconha.org

Uma Visão Multidisciplinar: www.neip.info/downloads/textos%20novos/maconha.pdf



Título Original: Grass

Direção: Ron Mann

Ano/Origem: 2000/Canadá

Gênero: Documentário

Duração: 78 minutos

Nenhum comentário: