domingo, 14 de junho de 2009

Programa Conexão Cultura

Aconteceu na sexta-feira passada, 12 de junho de 2009...

Música, dança, teatro, fotografia, literatura... Após a apresentação de diversos temas, o programa Conexão Cultura trará uma conversa sobre a sétima arte, sobre o cinema. A arte que acolhe diversas expressões de nossa cultura. Estamos em Pernambuco, terra onde o cinema tem uma íntima relação com o povo.

Para a conversa desta sexta-feira, convidamos a coordenadora do Cineclube AZouganda e assessora de comunicação da Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec), Amanda Ramos.

Com a primeira exibição no dia 11 de abril de 2006, o Cineclube AZouganda se tornou o primeiro da Universidade de Pernambuco (UPE). O nome vem do neologismo: azougue (bebida tomada na cerimônia do maracatu rural, feita com cachaça, pólvora e limão) e ganda (gandaia, festa, combustão, etc).

A referência ao maracatu rural é bastante legítima. A sede do projeto é a Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM). O Cineclube AZouganda reside em Nazaré da Mata, cidade-pólo do maracatu de baque solto, maracatu rural.

Durante a entrevista, com duração prevista de 15 minutos, abordaremos os seguintes temas: interesse da entrevistada por cinema; surgimento do cineclube; o nome AZouganda; participação dos universitários e dos moradores de Nazaré da Mata; processo de escolha dos filmes; Federação Pernambucana de Cineclubes; Conselho Nacional de Cineclubes; dicas para quem deseja participar ou montar um cineclube; conquistas; parcerias; projetos; etc.

Nenhum comentário: