quarta-feira, 22 de abril de 2009

Zelig - O Homem Camaleão

Zelig – O Homem Camaleão

Por João Luís de Almeida Machado

Edição: Amanda Ramos


Camaleão [...] 3. Fig. Indivíduo que assume o caráter conveniente aos seus interesses. 4. Indivíduo que adapta sua opinião ao interesse do momento. (definição extraída do Dicionário Aurélio).


A definição apresentada acima é extremamente representativa para que possamos entender com clareza a idéia do filme "Zelig", do incensado e polêmico cineasta norte-americano Woody Allen. Zelig é, afinal de contas, o nome do personagem principal, interpretado pelo próprio Woody Allen, apresentado a todos como o verdadeiro camaleão-humano, capaz de alternar sua personalidade e sua aparência de acordo com o ambiente em que se encontra inserido.

A figura do homem-camaleão – Leonard Zelig - surge em meio ao ritmo alucinante da década de 1920, na efervescência do American Way of Life, quando a imprensa vive de escândalos e novidades escabrosas e chocantes que permitam a venda de tiragens cada vez maiores de seus jornais. E para que tudo tenha um aspecto de maior fidedignidade, Zelig é apresentado em vários momentos ao lado de figuras destacadas da sociedade norte-americana da época, como o presidente Woodrow Wilson, o jogador de baseball Babe Ruth, o ator Charles Chaplin ou o escritor F. Scott Fitzgerald.

É óbvio que o filme extrapola a noção de múltiplas personalidades a ponto de fazer com que o personagem de Allen seja capaz de se transformar em um chinês, em um negro ou mesmo numa pessoa obesa ao mesmo tempo em que incorpora características culturais próprias de pessoas que apresentem esses tipos étnicos ou físicos. Se não fosse dessa forma, certamente não estaríamos diante de uma comédia de Woody Allen, que sempre aborda um tema diferenciado, explorado de forma cômica, apresentado ao público dentro de padrões fílmicos pouco convencionais e que leva, necessariamente as pessoas a refletir e a rir.

Mas, de que forma podemos pensar a respeito do caso de Leonard Zelig, esse intrigante personagem que encarna a sina do homem-camaleão. Será ele fruto de uma sociedade complexa, em mutação? Resultará sua anomalia das doenças da modernidade, onde as pessoas correm com grande intensidade para cumprir com suas rotinas de vida e tem que se adaptar constantemente a novos ambientes, situações e pessoas? De que forma a psicologia analisa casos de múltipla personalidade? O que existe de Zelig dentro de cada um de nós?


Endereço deste artigo: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=105

Conversas com Woody Allen: http://www.cosacnaify.com.br/noticias/extra/woody/woody.html
Transtornos Dissociativos: http://www.psicosite.com.br/tra/sod/dissociativo.htm


Blog: http://cineclubeazouganda.blogspot.com

E-mail: cineclubeazouganda@yahoo.com.br
Fotolog: http://www.fotolog.com/cine_azouganda
Grupo de Discussão: http://br.groups.yahoo.com/group/cineclube_azouganda/
Comunidade no Orkut: Cineclube AZouganda
Tel: (81) 9950-0166 (Amanda Ramos) ou (81) 8638-8205 (Artur Rogério)

Nenhum comentário: