segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Vitória do Movimento Cineclubista Pernambucano!

Pessoal, foi criada a Categoria Cineclubista no Edital de Fomento do Audiovisual de Pernambuco, resultado do Adendo Cineclubista elaborado pela FEPEC - Federação Pernambucana de Cineclubes e que recebeu o apoio da FUNDARPE.

Essa ação pública governamental é inédita dentro do Movimento Cineclubista Brasileiro que, neste ano, completa 80 anos!

A cerimônia do lançamento deste edital será na próxima quarta-feira, como segue abaixo:

O Governo de Pernambuco e a Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - convidam para a cerimônia de lançamento do 2º EDITAL DO PROGRAMA DE FOMENTO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO. O edital terá o valor de R$ 4 milhões distribuídos para filmes de longa-metragem, curta-metragem, produtos para TV, difusão e formação.
PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 29-10-2008
NO MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO - 10H

Confira na íntegra o texto do Edital direcionado a categoria cineclubista:

CAPÍTULO VIII
CATEGORIA DESENVOLVIMENTO DO CINECLUBISMO

Art. 14
– Poderão concorrer na categoria desenvolvimento do cineclubismo pessoas físicas ou jurídicas nas modalidades:

I. criação de cineclubes;
II. manutenção de cineclubes;
III. projetos de integração de linguagens nos cineclubes.

Parágrafo Primeiro: Cada projeto poderá ter o teto máximo de até R$ 6.000,00 (seis mil reais);

Parágrafo Segundo: Poderão inscrever-se nas modalidades manutenção de cineclubes e integração de linguagens nos cineclubes, os cineclubes em atividade e os pontos de difusão e exibição, sendo exigida a comprovação de existência da entidade há, no mínimo, um ano, através de material de divulgação ou lista de presença de público ou fotos/imagens ou programação, e o estatuto ou regimento interno com assinaturas reconhecidas em cartório dos membros da comissão de diretoria que norteará as atividades do cineclube;

Parágrafo Terceiro: No ato da inscrição, deverá ser entregue uma carta proposta, elaborada pelo cineclube – ou grupo/ coletivo - solicitante, na qual serão descritas as características das atividades que serão desenvolvidas, priorizando o fortalecimento do cineclube como um espaço de acesso à cultura e informação, e, quando couber, uma agenda de programação das atividades de integração de linguagens a serem desenvolvidas.

Art. 15 – Os recursos destinados à modalidade de criação de cineclubes somente poderão ser investidos na viabilização de ações relativas às atividades cineclubistas – aluguel de equipamentos, filmes -, bem como divulgação de sessões, impressão de críticas e artigos, entre outros ficando vedada a aquisição de bens móveis e imóveis com o recurso supracitado.

Parágrafo Primeiro: Serão exigidos no ato da inscrição para criação de cineclubes, além dos referidos nos parágrafos do Art.16, os seguintes documentos,:


I. prova da existência – carta de anuência do proprietário ou locatário do imóvel - de um local apto à instalação do cineclube, adequado para realização das sessões e demais ações;

II. estatuto social ou regimento interno com assinaturas reconhecidas em cartório dos membros da comissão de diretoria que norteará as atividades do cineclube;

Parágrafo Segundo: Nesta modalidade, o proponente deverá constituir diretoria para o Cineclube, composta por, no mínimo, três pessoas, sendo exigido que ao menos duas delas sejam maiores de dezoito anos ou emancipadas, devendo, ainda, anexar a comprovação da constituição da diretoria, devidamente registrada em cartório;

Art. 16 - O patrocínio para a modalidade de manutenção de cineclubes será destinado a pessoas físicas ou jurídicas que já desenvolvam algum tipo de atividades de difusão audiovisual. E devem ser investidos na viabilização de ações relativas à atividade cineclubistas, bem como divulgação de sessões, impressão de críticas e artigos etc.

Art. 17 - A modalidade de projetos de integração de linguagens nos cineclubes destina-se a extensão da atividade cineclubista no que tange a integração com outras linguagens como eventos musicais, dança, seminários, esquetes teatrais, exposições e manifestações artísticas em geral.

Parágrafo Único: Serão exigidos nesta modalidade anexos referentes às atividades de integração de linguagens, bem como currículo do artista/banda, carta de adesão, programação das atividades etc.

Nenhum comentário: