quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Próxima Exibição: Amor à Flor da Pele (26/09/08)

Wong Kar-wai emociona e disseca paixão em “Amor à Flor da Pele”

Por Redação Terra

Edição: Amanda Ramos


Há histórias de amores modernos mal resolvidos como Romeo e Julieta e de mulheres adúlteras como a personagem Anna Karenina ou Madame Bovary que causam comoção no público e povoam o imaginário de várias feministas.
Pois In The Mood of Love (Amor À Flor da Pele), de Wong Kar-wai, não é da mesma linha, mas também disseca belos elementos da famosa história de um amor impossível ao abordar os desencontros de um casal à luz da repressão feminina e das convenções sociais. Neste caso, o cenário é Hong Kong e o ano, 1962.
Este filme traz uma bela fotografia sem precisar apelar para os "efeitos especiais" contemporâneos dos filmes que tratam de amor e relacionamentos, como as picantes cenas de beijo, sexo ou de nudez feminina.
Não se trata de milagre. Com uma câmara que carrega na poesia através do uso de técnicas como o "slow-motion" e a música - quase um bolero - como pano de fundo, Wong Kar-wai prefere sugerir do que mostrar, optando por criar uma atmosfera de expectativa, repressão e solidão. São esses recursos que tornam o filme tão interessante.
Outro grande mérito do filme é que nunca chegamos, ainda, a ver a mulher de Chow ou o marido de Li-chun, embora os diálogos dos personagens centrais sejam marcados de referências aos seus respectivos cônjuges do início ao fim.
Chegamos quase a imaginar como seria este outro casal, e não há como fugir de traçar um paralelo entre os dois e perceber a diferença entre um amor profundo e sufocado e um relacionamento ocasional, possivelmente passageiro, mas certamente mais libertário.
Pode-se estranhar que um diretor que se destacou primeiramente fazendo comédia tenha se dado tão bem em retratar desencontros amorosos modernos sem cair na tentação fácil da apelação.
Mas é sem dúvida na criação desta nova linguagem que a obra de Wong Kar-wai se torna tão obrigatória para o cinema contemporâneo, com Amor À Flor da Pele entrando necessariamente na fila dos belos contos românticos cinematográficos de todos os tempos.


Endereço deste artigo: http://www.terra.com.br/cinema/drama/flordapele.htm

Saiba mais:

Entrevista com Wong Kar-wai: http://www.zetafilmes.com.br/interview/wongkarwai.asp?pag=wongkarwai
Cinema Chinês: http://pequim.abril.com.br/china/cinema-chines/

Título Original: In The Mood For Love
Direção: Wong Kar-Wai
Ano/Origem: 2000/China
Gênero: Drama
Duração: 98 min

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=HYApIbybCWY&

Cineclube AZouganda: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=8660941
Fotolog: http://www.fotolog.com/cine_azouganda

Nenhum comentário: