terça-feira, 30 de outubro de 2007

Fucking Amal


Exibição do dia 9 de outubro de 2007.



Amigas de Colégio: Agonia e Êxtase


Por Kleber Mendonça Filho


Amigas de Colégio (Fucking Amal, Suécia, 1998), do estreante Lukas Moodysson (seu segundo filme é o também simpático Bem-Vindos), apresenta um olhar nítido e carinhoso sobre o inferno e confusão hormonal que é a adolescência. Utiliza uma história de amor entre duas garotas, Elin e Agnes, para nos envolver na lógica e visão do mundo de pessoas que não são mais crianças, mas que ainda não aparentam funcionar plenamente como adultos... Pois bem, num golpe inteligente, o filme nos diz que adolescentes têm condições de decidir seus caminhos, e isso inclui a sexualidade. É uma visão subversiva, festejada aqui num cinema honestamente escandinavo.


Amigas de Colégio tem tamanho frescor que parece um documentário intimista. As atuações são perfeitas e têm um alcance dramático invejável estampado no rosto de, principalmente, Rebecca Liljeberg (Agnes). Já em direção ao final, Moodysson nos apresenta um outro grande momento repleto de inteligência e significado numa delicada utilização de metáfora para o "coming out/sair do armário". É um grande ponto final para o filme, não apenas engraçado, mas também de muita delicadeza.


O filme é também cheio de pequenas observações afiadas sobre a lógica hormonal dos adolescentes, o que o torna preciso e bem humorado. Elin, por exemplo, não sabe se será modelo ou psicóloga. Num outro momento, batatas fritas precisam ser consumidas para que uma mãe não desconfie de que as filhas não ficaram em casa. Há também uma ridícula tentativa de suicídio com um depilador descartável.


Amigas de Colégio toma de assalto um gênero conhecido do Cinema Americano (o filme "teen") e o melhora com um estilo realista, afinado e de uma clareza notável. Nos dá a impressão de termos visto um raio X verdadeiro não apenas de questões ligadas à descoberta da (homo)sexualidade, mas também de uma fase dolorosa para todos nós: a adolescência.

PS: observem atentamente Agnes, na última cena do filme. Existe expressão mais pura de felicidade e paixão estampada num rosto?


Endereço deste artigo: http://cf.uol.com.br/cinemascopio/critica.cfm?CodCritica=411

Título Original: Fucking Åmål
Direção: Lukas Moodysson
Ano/Origem: 1998/Dinamarca, Suécia
Gênero: Drama, Romance
Duração: 89 min.

Nenhum comentário: