quarta-feira, 12 de maio de 2010

Próxima Exibição - Cineclube AZouganda: Saló - 120 dias de Sodoma

12 de maio, quarta-feira
Quadra da FFPNM-UPE, às 19h30
ENTRADA GRATUITA


O Cineclube AZouganda orgulhosamente apresenta:


Saló - 120 dias de Sodoma

Dando sequência aos trabalhos integrantes da denominada "Trilogia da Vida" ("Decameron", "Os Contos de Canterbury" e "As Mil e Uma Noites") Pasolini, no ano de 1975, avança na sua história de cineasta com mais uma obra de relevo na época, e como já vinha sendo hábito com as suas produções, imensamente criticada e censurada.

“Saló” provoca até hoje a ira em muitos de seus espectadores. O filme é baseado livremente em histórias de Marquês de Sade ("Círculo de Manias", "Círculo da Merda" e "Círculo do Sangue") e passa-se na Itália controlada pelos nazistas, onde quatro libertários fascistas sequestram 16 jovens e os aprisionam em uma mansão com guardas. A partir daí, eles passam a ser usados como fonte de prazer, masoquismo e morte.

O fascismo é explorado em todas as vertentes possíveis. O espaço fechado de uma mansão, a lei escrita - e reescrita - a bel-prazer pelos Senhores, o domínio absoluto sobre o "povo", a exigência total da conformidade dos comportamentos aos desejos dos dominadores, a censura, a denúncia e o colaboracionismo. A humilhação é vista como jamais o cinema mostrou. O espectador pode até não gostar, mas não vai conseguir esquecer Saló. Isso, com certeza, não vai.


Gênero: Drama
Duração: 112 min
Origem/Ano: França-Itália / 1975
Direção: Pier Paolo Pasolini
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 18 ANOS


Contatos - Cineclube AZouganda Orkut: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=70383397 E-mail: cineclubeazouganda@yahoo.com.br Blog: http://www.cineclubeazouganda.blogspot.com Fotolog: http://www.fotolog.com/cine_azouganda Grupo de Discussão: http://br.groups.yahoo.com/group/cineclube_azouganda/

FFPNM - UPE

Rua Professor Américo Brandão, nº 43 - Centro
Nazaré da Mata - Pernambuco



* Este cineclube é filiado à Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC e ao Conselho Nacional de Cineclubes - CNC.
Tem o apoio da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - FFPNM, Universidade de Pernambuco - UPE, do Centro Acadêmico de História - CAHis FFPNM, do Coletivo NegoBom e do Diretório Acadêmico Gregório Bezerra - DAGB/FFPNM.

Nenhum comentário: