sexta-feira, 6 de novembro de 2009

11º Festival de Vídeo de Pernambuco abre inscrição para oficinas

11º Festival de Vídeo de Pernambuco abre inscrição para oficinas

A partir da próxima segunda-feira (9), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Prefeitura do Recife abrem inscrições para duas oficinas gratuitas na área de audiovisual, como parte das atividades do 11º Festival de Vídeo de Pernambuco. Os interessados em participar dos minicursos Realizando com 1 Minuto, sob a a coordenação da jornalista Alice Gouveia, e Roteiro Cinematográfico, com o cineasta Leo Falcão devem se inscrever até 16 deste mês. As aulas serão relizadas entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, na Torre Malakoff e no Espaço Pasárgada.

Para se candidatar a uma das 40 vagas disponíveis (20 para cada oficina), é necessário escrever um e-mail para c.cine.video.foto@gmail.com, contendo uma carta de intenção com no máximo 10 linhas, com o título da mensagem OFICINA DE ROTEIRO, referente à oficina de Leo Falcão, ou OFICINA DE VÍDEO para a de Alice Gouveia. No e-mail deverão constar ainda o nome completo, o e-mail e o telefone de contato do interessado. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de novembro.

SERVIÇO
Inscrições para Oficinas de Audiovisual do 11º Festival de Vídeo de Pernambuco
Período: de 9 a 16 de novembro
Como se inscrever: enviar e-mail para c.cine.video.foto@gmail.com, contendo uma carta de intenção com no máximo 10 linhas, com o título da mensagem OFICINA DE ROTEIRO ou OFICINA DE VÍDEO.

REALIZANDO COM 1 MINUTO (OFICINA DE VÍDEO)
Local: Torre Malakoff
Período: 30 de novembro a 4 de dezembro de 2009
Horário: 9h a 17h
Carga horária: 30h
Quantidade: 20 pessoas
Público-alvo: a partir dos 16 anos

SINOPSE:
A oficina Realizando com 1 minuto pretende estimular a produção audiovisual, difundindo as técnicas, teoria e prática, para a produção de vídeos de 1 minuto.
O cinema é uma arte coletiva que surge a partir da inquietação em relação ao cotidiano e pela motivação em contar histórias e vivências. Nesta oficina, os alunos praticarão a produção audiovisual e o exercício da síntese, realizando vídeos de 1 minuto.

O principal objetivo da oficina é oportunizar o contato direto com o fazer cinematográfico como um exercício artístico. Dessa forma, os alunos terão a possibilidade de realizar vídeos de curta duração, exercitando a capacidade de síntese na produção audiovisual, sob a orientação de profissional atuante e experiente, junto a uma equipe de monitores.

O programa prevê – além da introdução à linguagem audiovisual – demonstrações de técnicas básicas de realização, exercícios de síntese na produção de vídeos e estímulo à criatividade individual e coletiva. Ao final da oficina, teremos de três a cinco curtas-metragens, de um minuto, produzidos com os alunos.

METODOLOGIA
A oficina Realizando com 1 Minuto será ministrada a partir de aulas expositivas, utilizando projeções em datashow e exibição de vídeos, distribuição de apostila com informações sobre produção audiovisual, além de exercícios práticos de realização, da produção de roteiro até a montagem.

PROGRAMAÇÃO
Primeiro Dia/ Manhã:
• Porque fazemos filmes?
• Gêneros e possibilidades audiovisuais.
• Como transformar sua idéia em imagens? O argumento.
• Como pensar por imagens? O roteiro.

Primeiro Dia/ Tarde:
• O olhar cinematográfico. Decupando um roteiro.
• Exercício: Criando argumentos e iniciando a produção de roteiros de 1min.

Segundo Dia/ Manhã:
• Como fazer uma produção?
• Quem faz o que? (A função de cada membro de uma equipe de produção)
• Conceitos básicos de direção.
• Regras de continuidade.
• Eixo.
• Como gravar um diálogo, uma perseguição e um encontro.
• Como trabalhar o som direto e a voz em off.
• A trilha sonora e os elementos externos à encenação.
• Como trabalhar com atores.
• Princípios básicos da montagem audiovisual.

Segundo Dia/ Tarde:
• O que é um storyboard e plano de filmagem?
• Exercício: Elaborando o storyboard e o plano de filmagem.

Terceiro Dia/ Manhã e Tarde:
• Produção das gravações em equipes

Quarto Dia/ Manhã e Tarde:
• Montagem de vídeos

Quinto Dia/ manhã:
• Finalização de vídeos (créditos e pós-produção)

Quinto Dia/ Tarde e Noite:
• Exibição dos vídeos realizados no 11º Festival de Vídeo de Pernambuco.

MINISTRANTE
Alice Gouveia
Alice Gouveia é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1995 e técnica em direção cinematográfica, tendo concluído o curso na New York Film Academy em Nova York, no ano de 1998. Também pela Universidade Católica, concluiu em 2007, o curso de especialização em Estudos Cinematográficos. Mestra em comunicação na UFPE com pesquisa na área de gênero e cinema pernambucano.

Foi finalista do concurso promovido pelo sistema de edição Media 100, ficando entre os 10 melhores projetos da América Latina no ano de 1997. Trabalha com animação desde 1993, tendo habilidades avançadas nos programas da Adobe (Photoshop, Ilustrator e After Effects), assim como em diversas plataformas de edição não-linear. Também trabalha com animação em Stop Motion e coordena e dirige projetos de animação em 3D.

Em seu currículo, constam inúmeros comerciais para clientes como o Grupo Bompreço, Grupo Pão de Açúcar, GM Regional, Governo do Estado de Pernambuco, Asa Indústria e Comércio, Chesf, Prefeitura do Recife, entre outros. No ano de 2005 foi jurada do Prêmio Profissionais do Ano, promovido pela TV Globo. Em 2007 integrou o júri da seleção de curtas do Cine PE.

Na área cultural, destacam-se diversos trabalhos de direção e finalização conforme descrito abaixo. Em 2005 dirigiu seu primeiro filme de ficção, A Menina e o Rio, com 58 minutos. Em 2008 finalizou o curta-metragem Cinco e Meia. No mesmo ano exibiu a série que realizou em 2007, Vamos Comer Pernambuco, uma série documental composta por seis programas de 30 minutos, exibida na TV Brasil.

Atualmente trabalha como diretora de filmes, produtora e finalizadora na produtora Oficina de Imagens e como professora efetiva do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco.

ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO (OFICINA DE ROTEIRO)
Local: Espaço Pasárgada
Período: 30 de novembro a 2 de dezembro de 2009
Horário: 13h às 17h
Carga horária: 12h
Quantidade: 20 pessoas
Público-alvo: a partir dos 16 anos

A oficina Roteiro Cinematográfico tem como objetivo preparar profissionais para as técnicas do relato e da linguagem cinematográfica. Como parte de um conjunto maior, este curso é o ponto inicial para o estudo das formas do roteiro contemporâneo, enfocando principalmente o roteiro cinematográfico.

PROGRAMA:
- histórico e características da narrativa visual;
- estruturas narrativas (mitologia e arquétipos);
- escrita cinematográfica e linguagem;
- estratégias criativas e retóricas;
- formatação.

INSTRUTOR:
Leo Falcão
Cineasta, Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) professor da Unicap, pesquisador e colaborador do Game Design Research Lab da UFPE.

Leo Falcão é pernambucano e já atua há mais de treze anos na área de cinema e TV, somando uma intensa experiência em roteiro cinematográfico e direção de curtas metragens, e comerciais.

Foi redator publicitário na Ampla Comunicação e colaborou com o Núcleo Guel Arraes, da Rede Globo, trabalhando como roteirista. Atualmente é professor da Universidade Católica de Pernambuco, mantém a coluna ""Leitor Ótico"", no webzine Vitrolaz.com (na qual escreve sobre arte, estética e linguagem cinematográfica) e está desenvolvendo dois projetos de longa-metragem: A saga de Juca Tito e As criaturas da noite.
--

Nenhum comentário: