quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CINENAZA - A praça vira Cinema em Nazaré da Mata

Por Aluísio Gomes


Sair dos muros da universidade e abrir um diálogo com a população local é um dos objetivos do CINENAZA, projeto do Cineclube AZouganda que vai exibir na Praça Papa João XXIII, em Nazaré da Mata, o filme pernambucano Baile Perfumado seguido da apresentação da banda Ticuqueiros na próxima sexta-feira, 23 de outubro às 19 horas.

O Cineclube AZouganda está em atividade há 4 anos, dentro da FFPNM/UPE (Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata), e nesse período já exibiu filmes diversos, de Truffaut a Zé do Caixão. Apesar de ter, desde o princípio, o objetivo de integrar a comunidade e a universidade, o cineclube notou que a presença dos moradores da cidade nas exibições era diminuta, “talvez por timidez os nazarenos não tem o hábito de vir a Universidade”, opina a coordenadora do cineclube, Marília Meireles.

Para solucionar esse problema o cineclube resolveu ir até o público local, exibindo na principal praça da cidade. “Esse é um sonho antigo que temos desde o início, mas só agora podemos realizar”, conta Artur Rogério, idealizador do cineclube. A partir do CINENAZA, o AZouganda pretende intensificar a participação dos moradores de Nazaré da Mata nas exibições ordinárias do cineclube que ocorrem na quadra da FFPNM a cada quinze dias, durante o período letivo desta instituição de ensino. “Um dos nossos objetivos com esse projeto é o de aumentar o diálogo com a população nazarena, permitindo assim a formação de uma platéia crítica e conhecedora de culturas diversificadas, com ênfase na cultura nacional”, relata a coordenadora Amanda Ramos.

O projeto não se restringe a exibição. Durante o filme e o show será filmado um documentário, a ser lançado no mês de novembro, quando também se realizará debates em três escolas públicas de Nazaré da Mata. Os organizadores pretendem realizar essa extensão do Cineclube todo semestre, trabalhando sempre com a integração de linguagens.

O CINENAZA é mais um exemplo do crescimento do cineclubismo em Pernambuco nos últimos anos. Os cineclubes vêm se fortalecendo e ocupando um espaço que estava vazio no estado, desde o fechamento dos cinemas de bairro e do interior. Por meio dos cineclubes, diferentes visões cinematográficas têm sido apresentadas a platéias acostumadas a uma dieta de filmes de ação de Hollywood e comédias globais. Na próxima sexta-feira, Nazaré da Mata vai dar mais um passo na luta pela democratização do acesso ao cinema de qualidade, garantindo assim os direitos culturais de todos os cidadãos.

Este projeto tem o apoio da Associação de Docentes da UPE, Coletivo Negobom, Diretório Acadêmico Gregório Bezerra, Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, O 4º Ciclo Produtora, Prefeitura de Nazaré da Mata e Universidade de Pernambuco.

Nenhum comentário: