
Em 21 de julho de 2008.
Nos três dias do evento, inserido na programação da 50ª Festa do Estudante, foram discutidas formas de se promover um circuito alternativo de exibição em todo o Estado
Alane Lira
Dentro da programação da 50ª Festa do Estudante, em Triunfo, o 1º Encontro de Cineclubes de Pernambuco chegou ao seu último dia, nessa quarta-feira, 16. O evento, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), contou com a presença de representantes de 12 cineclubes de todo o Estado, que discutiram temas relacionados a um circuito alternativo de exibição de filmes.
No último encontro, o grupo, composto por cineclubistas do Recife, Nazaré da Mata, Aliança, Limoeiro entre outros, criou a Federação Pernambucana de Cineclubes, importante passo para articulações na área. Na ocasião, foram escolhidos membros da diretoria da entidade. Houve ainda a elaboração da Carta de Triunfo dos Cineclubes Pernambucanos, dirigida ao Governador Eduardo Campos.
Em um segundo momento, os presentes discutiram o conteúdo do estatuto que regerá a Federação. "Esse documento tem como base estatutos de cineclubes de todo o país, mas com inserções de propostas específicas para o Estado", comentou Gê Carvalho, presidente da Federação e representante do Amoeda Digital.
O evento contou ainda com a participação de Fred Cardoso, representante da Programadora Brasil (Sec. Audiovisual/MinC); João Baptista Pimentel Neto, secretário geral do Conselho Nacional de Cineclubes; Alexandre Figueirôa, crítico de cinema e professora da Unicap; e Cynthia Falcão, presidente da ABD-PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário