domingo, 3 de agosto de 2008

Criação da Federação Pernambucana de Cineclubes


Em 21 de julho de 2008.

Nos três dias do evento, inserido na programação da 50ª Festa do Estudante, foram discutidas formas de se promover um circuito alternativo de exibição em todo o Estado


Alane Lira


Dentro da programação da 50ª Festa do Estudante, em Triunfo, o 1º Encontro de Cineclubes de Pernambuco chegou ao seu último dia, nessa quarta-feira, 16. O evento, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), contou com a presença de representantes de 12 cineclubes de todo o Estado, que discutiram temas relacionados a um circuito alternativo de exibição de filmes.


No último encontro, o grupo, composto por cineclubistas do Recife, Nazaré da Mata, Aliança, Limoeiro entre outros, criou a Federação Pernambucana de Cineclubes, importante passo para articulações na área. Na ocasião, foram escolhidos membros da diretoria da entidade. Houve ainda a elaboração da Carta de Triunfo dos Cineclubes Pernambucanos, dirigida ao Governador Eduardo Campos.


Em um segundo momento, os presentes discutiram o conteúdo do estatuto que regerá a Federação. "Esse documento tem como base estatutos de cineclubes de todo o país, mas com inserções de propostas específicas para o Estado", comentou Gê Carvalho, presidente da Federação e representante do Amoeda Digital.


O evento contou ainda com a participação de Fred Cardoso, representante da Programadora Brasil (Sec. Audiovisual/MinC); João Baptista Pimentel Neto, secretário geral do Conselho Nacional de Cineclubes; Alexandre Figueirôa, crítico de cinema e professora da Unicap; e Cynthia Falcão, presidente da ABD-PE.

Nenhum comentário: