quarta-feira, 10 de março de 2010

Próxima Exibição - Cineclube AZouganda: Melhores Vídeos do Festival do Minuto 2009‏

11 de março, quinta-feira
Quadra da FFPNM-UPE, às 19h30
ENTRADA GRATUITA

O Cineclube AZouganda orgulhosamente apresenta:


Melhores Vídeos do Festival do Minuto 2009


O Festival Mundial do Minuto Brasil acontece desde 1991, selecionando e exibindo vídeos de até 60 segundos de duração feitos por amadores e profissionais. Atualmente, o Festival do Minuto é PERMANENTE e ONLINE, ou seja, recebe vídeos diariamente e oferece prêmios aos melhores vídeos mensalmente.

Uma vez por ano são selecionados os melhores vídeos – dentre os milhares recebidos – para exibição em todo o Brasil. Em Nazaré da Mata, a exibição dos melhores vídeos acontecerá amanhã, quinta-feira, 11 de março. A mostra a ser exibida é composta pelos 40 melhores vídeos recebidos no ano passado, tanto do Brasil quanto do exterior.


Sobre o Festival

O Festival do Minuto é o mais democrático dos festivais. Ele se consagrou, ao longo dos últimos 18 anos, como o grande revelador de talentos do audiovisual brasileiro. São recebidos vídeos de até um minuto feitos por profissionais e amadores de todo o Brasil e do exterior. É atualmente o maior festival de vídeos da América Latina e um dos únicos eventos culturais de porte que não se concentra no eixo Rio-São Paulo.


Contatos - Cineclube AZouganda

Orkut: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=70383397
E-mail:
cineclubeazouganda@yahoo.com.br
Blog:
http://www.cineclubeazouganda.blogspot.com
Fotolog:
http://www.fotolog.com/cine_azouganda
Grupo de Discussão:
http://br.groups.yahoo.com/group/cineclube_azouganda/



FFPNM - UPE

Rua Professor Américo Brandão, nº 43 - Centro
Nazaré da Mata - Pernambuco


*
Este cineclube é filiado à Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC e ao Conselho Nacional de Cineclubes - CNC.
Tem o apoio da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - FFPNM, Universidade de Pernambuco - UPE, do Coletivo NegoBom e do Diretório Acadêmico Gregório Bezerra - DAGB/FFPNM.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Meteorango Kid - O Herói Intergalático

EXIBIÇÃO DO CINECLUBE AZOUGANDA – FFPNM /UPE (25 de fevereiro de 2010)
FILME:
“METEORANGO KID – O HERÓI INTERGALÁTICO”
DIREÇÃO: ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA, ORIGEM: BRASIL, ANO: 1969



Meteorango Kid – O Herói Intergalático

Por Aluísio Gomes*


Faça você mesmo. Era o lema de um dos principais movimentos culturais do século XX. Era o ideário dos punks, mas não difere muito do “uma idéia na cabeça, uma câmera na mão” do Cinema Novo. A regra do dia nas artes do século passado foi: qualquer um pode fazer sua arte, do seu jeito, não há regra.

Certamente não há regra que se aplique a um filme como Meteorango Kid, de André Luiz Oliveira. Nós, os críticos, costumamos classificá-lo como Cinema Marginal, mas esse filme de 1969 é mais que isso. Ele é marginal, é tropicalista, é punk, é cinema novo até quando critica o cinema novo. O filme conta a história de Lula, um “vagabundo” como define bem a empregada doméstica que acorda ele todas as manhãs. Através do personagem, o diretor pinta um retrato da classe média alta baiana dos 1960. Lula deixa claro o desprezo tanto pela família conservadora cristã quanto pelos colegas universitários do movimento estudantil.

André Luiz Oliveira pinta esse retrato de Salvador e da sua sociedade não como uma paisagem, e sim como um caleidoscópio. Em certos momentos tem-se a impressão de que o diretor tem muito o que falar, mas pouco tempo (ou dinheiro) para desenvolver as idéias. O filme pula sem cerimônia dos sonhos de Lula para a realidade, de uma viagem de maconha para um enterro. Como os tropicalistas (Ou Andy Warhol) utiliza-se daquilo que os eruditos consideram “lixo” para construir seu filme. Ao longo da obra temos referências a ícones culturais como Tarzan e Batman. Sempre sob o olhar cínico de Lula que não deixa o espectador saber muito bem se os pastiches são homenagens, gozação ou um pouco dos dois.

O personagem, interpretado por Antônio Luiz Martins, é um capítulo a parte. Uma espécie de Macunaíma marginal. É agressivo, misógino, feio e de cabelo desgrenhado. Completamente amoral. Mesmo assim, é impossível não gostar dele. No momento que o “Jesus Cristo” sob de volta ao coqueiro, e a câmera parte rumo a estrada, já se sabe que você vai lembrar-se de Lula, o anti-herói, para sempre.

*Jornalista e Coordenador do Cineclube AZouganda.


Cinema Marginal Revisitado: http://www.heco.com.br/marginal/01.php

Cinema Marginal x Cinema Novo: http://mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=55:pai-contra-filho-e-vice-versa-cinema-novo-x-cinema-marginal-diversidade-e-divergencia&catid=35:histcinema&Itemid=67