segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bem-vindo a Nollywood

Como a Nigéria criou a maior indústria de cinema do mundo em produção de filmes para retratar a vida na África

Por Marcos Todeschini

Ludovic Careme
CELEBRIDADE_A atriz nigeriana Genevieve Nnaji já fez mais de 100 filmes e é o sucesso do momento no país

É provável que você nunca tenha ouvido falar na atriz que ilustra esta página. Mas ela é uma estrela, acredite. Com mais de 100 filmes no currículo, Genevieve Nnaji, 30 anos, faz parte do grupo das atrizes mais aclamadas de Nollywood, a indústria de filmes da Nigéria. De seus estúdios saem 45 filmes por semana – três vezes a produção de Hollywood, a indústria de cinema americana que originou o trocadilho do nome. Isso faz da Nigéria a maior produtora de filmes do mundo, à frente também de Bollywood, a indústria indiana.

>>> Veja a lista dos trailers dos filmes mais vistos em Nollywood

O sucesso de Nollywood chama a atenção antes de tudo pelo contraste. A região africana é cenário de pobreza extrema. Uma criança nigeriana nasce com poucas chances de viver além dos 46 anos, e metade da população ganha menos de US$ 1 por dia. Mesmo assim, cerca de 90% das pessoas dizem assistir a pelo menos um filme por semana. Isso é possível por causa do formato peculiar com que as obras são distribuídas. Esqueça poltronas e ar-condicionado. As salas de cinema na Nigéria são um espaço com 20 cadeiras, um grande aparelho de TV e um DVD. Os filmes são exibidos em troca de alguns centavos ou vendidos em camelôs. Resultado: um negócio de US$ 540 milhões. Na Nigéria existe uma sala simples de cinema para cada grupo de 750 habitantes. No Brasil, há uma para cada 90 mil habitantes.

>>> Leia Também: As atrizes de Hollywood que garantem o melhor retorno de bilheteria

Além da distribuição, há diferenças também na produção dos filmes. Eles costumam ser feitos com orçamento que não ultrapassa os U$ 40 mil, e a toque de caixa. Com dinheiro contado, é preciso usar pelo menor tempo possível equipamentos alugados e locações. Os roteiros são filmados com câmeras digitais e as histórias invariavelmente retratam tradições, feitiçaria e corrupção. “Eles fazem sucesso porque tratam de temas que têm a ver com a realidade da população”, disse a Época NEGÓCIOS o italiano Franco Sacchi, diretor de um documentário sobre a indústria cinematográfica nigeriana. O resultado não é uma obra-prima da sétima arte. Mas o suficiente para alçar Genevieve e outras atrizes à categoria de superstars – e Angelina Jolie, à de solene desconhecida.

 Reprodução

Veja o trailer de Bleending Love, um dos filmes mais vistos de Nollywood:




Fonte: http://epocanegocios.globo.com

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Anselmo Duarte, uma última homenagem

Anselmo DuartePor Amanda Aouad, em 09 de novembro.


Como todos já devem saber, faleceu, nesse fim de semana, Anselmo Duarte. Nascido na cidade de Salto, interior de São Paulo, em 21 de abril de 1920, começou ainda criança molhando telas de cinema mudo. Foi galã de diversos filmes da Vera Cruz e da Atlântida, como Tico-Tico no Fubá, onde fez par romântico com Tônia Carrero, e Aviso aos Navegantes. Trabalhou como roteirista em diversos longas e digiriu alguns de certo destaque como "Vereda de Salvação" (1964) que concorreu ao Urso de Ouro em Berlim, além de longas como "Absolutamente Certo" (1957), "Um Certo Capitão Rodrigo" (1971) e "O Crime do Zé Bigorna" (1977).

Seu maior feito, no entanto, foi mesmo a conquista da Palma de Ouro em Cannes (1962) com O Pagador de Promessas. O filme concorria com ícones do cinema, como O Anjo Exterminador de Luis Buñuel, O Eclipse de Michelangelo Antonioni, Le Proces de Jeanne DArc, além de Electra de Michael Cacoyannis, seu mais forte concorrente segundo anúncios da época.

O Pagador de PromessasAo contrário do que deveria, no entanto, a conquista parece ter mexido com os brios dos cineastas brasileiros que preferiram desdenhar a comemorar o feito. O estilo clássico do paulista, com sua forma narrativa direta, era criticada pelos jovens em busca de inovações. Sua situação piorou quando não quis aderir ao movimento do Cinema Novo. A inveja e a cobiça quase acabaram com a carreira desse grande homem, mas ele continou firme naquilo que acreditava, fazendo os filmes que ele queria fazer.

O Pagador de Promessas, baseado na peça de Dias Gomes, conta a história de Zé do Burro e sua saga para pagar a promessa que fez a Santa Bárbara pela vida de seu burro de estimação. Com cunho altamente político, em prol dos menos favorecidos, mostrando a intolerância da igreja e a esperteza da imprensa que se aproveita do fato, o filme fez sucesso e continua atual. Não tem uma linguagem inovadora, nem as alegorias tão comuns em filmes de Gláuber Rocha, por exemplo, mas nem por isso é um filme menor. No elenco nomes como Leonardo Villar, Glória Menezes, Othon Bastos e Geraldo Del Rey ajudam a contar a comovente história. Talvez a honestidade com que o cineasta fez o filme, querendo passar a sua mensagem o tenha tornado universal. Zé do Burro é uma espécie de novo Cristo e Anselmo Duarte parece ter sido crucificado junto com ele. Uma pena, porque talento ele mostrou ter de sobra. O Pagador de Promessas é um clássico, um marco que merece ser lembrado e relembrado sempre. Esta é a melhor homenagem que podemos fazer a esse grande cineasta.


Fonte: http://www.cinepipocacult.com.br/

Próxima Reunião - Cineclube AZouganda: 15/11/09‏

Domingo (15/11/09) haverá reunião Ordinária do Cineclube AZouganda na casa de Nando às 14h.

P.S.: A reunião é aberta a todos. Traga sua ideia!

A casa de Nando fica no bairro do Cabanga. Maiores informações: 9952-7283 (Nando) ou 9950-0166 (Amanda)




Cineclube AZouganda:

Blog:
http://www.cineclubeazouganda.blogspot.com
Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=70383397
Fotolog: http://www.fotolog.com/cine_azouganda
Grupo de Discussão: http://br.groups.yahoo.com/group/cineclube_azouganda/
E-mail: cineclubeazouganda@yahoo.com.br

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

III Mostra AZ de Curtas-Metragens - Filmes

Classificação: 12 anos


A Distração de Ivan,
de Cavi Borges e Gustavo Mello (2009, Ficção, 15 minutos, RJ) - Ivan é um menino de 11 anos. Ele vive com a avó no subúrbio do Rio de Janeiro. Em meio ao seu cotidiano de brincadeiras e brigas com os amigos, ele irá amadurecer.

A Máscara de Carne Morta: A Matança Alucinante, de Geneilson Maraba (2006, Ficção, 18 minutos, PE) - A história de mais um serial killer, o Edgard. Seu prazer de matar não tem fim e sua diversão é ver o horror nos olhos de suas vítimas, arrancando suas deliciosas tripas. Mas Edgard não está só. Um outro psicopata surge tornando essa matança mais alucinante ainda!

Carnaval Multicultural de Timbaúba, de Júlio Melo (2009, Documentário, 3 minutos, PE) - Imagens feitas no carnaval de Timbaúba, no ano de 2009, retratando o Boi do Carnaval e o Maracatu tradicionais do nosso estado.

Herança H20, de Antogniony Rodrigues (2009, Ficção, 2 minutos, PE) - Em um futuro, talvez bem próximo, a humanidade enfrenta a maior batalha de sua história. O que importa agora é a sobrevivência, a luta é pelo bem mais precioso do mundo que não damos tanto valor hoje, a água.

Miró 19 03 2009, de Júlio Melo (2009, Documentário, 13 minutos, PE) - A passagem de Miró pela FFPNM nos deixou uma dúvida: A poesia de Miró é realmente arte? Este vídeo mostra imagens do poeta no dia do evento e depoimentos respondendo a pergunta central do documentário.

Os Filmes Que Não Fiz, de Gilberto Scarpa (2008, Ficção, 16 minutos, MG) - Nos moldes de documentários em que os diretores de cinema famosos falam de seus filmes, com o respaldo de comentários de grandes atores Hollywoodianos sobre seu talento e genialidade, “Os Filmes Que Não Fiz” mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um realizador completamente desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhuma filmografia de diretor sem filmes.

O Plano do Cachorro, de Arthur Lins e Ely Marques (2009, Ficção, 10 minutos, PB) - Cachorros vagam solitários esperando a morte chegar.

O Troco, de André Rolim (2008, Ficção, 11 minutos, SP) - Uma atendente de telemarketing tenta fazer um casal de clientes adquirirem mais um produto de sua empresa.

Pelo Caminho Mais Curto, de Artur Rogério (2009, PE) - Um bate-papo coem o escritor Gilvan Lemos.


http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=70383397

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Próxima Exibição: III Mostra AZ de Curtas-Metragens‏

12 de novembro, quinta-feira
Quadra da FFPNM-UPE, às 19h30
ENTRADA GRATUITA


O Cineclube AZouganda orgulhosamente apresenta:


III Mostra AZ de Curtas-Metragens


Tendo sempre como objetivo incentivar e estimular a produção audiovisual da nossa faculdade, bem como de nosso estado, além de ampliar os espaços de exibição de curtas-metragens e incitar a formação e permanência de platéias, o Cineclube AZouganda está realizando pelo terceiro ano consecutivo a Mostra AZ de Curtas-Metragens. Nesta edição, além de filmes produzidos por estudantes da UPE, exibiremos quatro vídeos nacionais e um dirigido pelo coordenador do Cineclube AZouganda, Artur Rogério.


Programação
(Classificação: 12 anos):


-
A Distração de Ivan
- A Máscara de Carne Morta: A Matança Alucinante
- Carnaval Multicultural de Timbaúba
- Herança H20
- Miró 19 03 2009
- Pelo Caminho Mais Curto
- O Plano do Cachorro
- O Troco
- Os Filmes Que Não Fiz


Contatos - Cineclube AZouganda

Orkut: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=70383397
E-mail:
cineclubeazouganda@yahoo.com.br
Blog:
http://www.cineclubeazouganda.blogspot.com
Fotolog:
http://www.fotolog.com/cine_azouganda
Grupo de Discussão:
http://br.groups.yahoo.com/group/cineclube_azouganda/



FFPNM - UPE

Rua Professor Américo Brandão, nº 43 - Centro
Nazaré da Mata - Pernambuco


*
Este cineclube é filiado à Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC e ao Conselho Nacional de Cineclubes - CNC.

Tem o apoio da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - FFPNM, Universidade de Pernambuco - UPE, Diretório Acadêmico Gregório Bezerra - DAGB/FFPNM, Centro Acadêmico de História - CAHis/FFPNM, Diretório Central dos Estudantes - DCE/UPE e do Coletivo NegoBom.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

11º Festival de Vídeo de Pernambuco abre inscrição para oficinas

11º Festival de Vídeo de Pernambuco abre inscrição para oficinas

A partir da próxima segunda-feira (9), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Prefeitura do Recife abrem inscrições para duas oficinas gratuitas na área de audiovisual, como parte das atividades do 11º Festival de Vídeo de Pernambuco. Os interessados em participar dos minicursos Realizando com 1 Minuto, sob a a coordenação da jornalista Alice Gouveia, e Roteiro Cinematográfico, com o cineasta Leo Falcão devem se inscrever até 16 deste mês. As aulas serão relizadas entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, na Torre Malakoff e no Espaço Pasárgada.

Para se candidatar a uma das 40 vagas disponíveis (20 para cada oficina), é necessário escrever um e-mail para c.cine.video.foto@gmail.com, contendo uma carta de intenção com no máximo 10 linhas, com o título da mensagem OFICINA DE ROTEIRO, referente à oficina de Leo Falcão, ou OFICINA DE VÍDEO para a de Alice Gouveia. No e-mail deverão constar ainda o nome completo, o e-mail e o telefone de contato do interessado. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de novembro.

SERVIÇO
Inscrições para Oficinas de Audiovisual do 11º Festival de Vídeo de Pernambuco
Período: de 9 a 16 de novembro
Como se inscrever: enviar e-mail para c.cine.video.foto@gmail.com, contendo uma carta de intenção com no máximo 10 linhas, com o título da mensagem OFICINA DE ROTEIRO ou OFICINA DE VÍDEO.

REALIZANDO COM 1 MINUTO (OFICINA DE VÍDEO)
Local: Torre Malakoff
Período: 30 de novembro a 4 de dezembro de 2009
Horário: 9h a 17h
Carga horária: 30h
Quantidade: 20 pessoas
Público-alvo: a partir dos 16 anos

SINOPSE:
A oficina Realizando com 1 minuto pretende estimular a produção audiovisual, difundindo as técnicas, teoria e prática, para a produção de vídeos de 1 minuto.
O cinema é uma arte coletiva que surge a partir da inquietação em relação ao cotidiano e pela motivação em contar histórias e vivências. Nesta oficina, os alunos praticarão a produção audiovisual e o exercício da síntese, realizando vídeos de 1 minuto.

O principal objetivo da oficina é oportunizar o contato direto com o fazer cinematográfico como um exercício artístico. Dessa forma, os alunos terão a possibilidade de realizar vídeos de curta duração, exercitando a capacidade de síntese na produção audiovisual, sob a orientação de profissional atuante e experiente, junto a uma equipe de monitores.

O programa prevê – além da introdução à linguagem audiovisual – demonstrações de técnicas básicas de realização, exercícios de síntese na produção de vídeos e estímulo à criatividade individual e coletiva. Ao final da oficina, teremos de três a cinco curtas-metragens, de um minuto, produzidos com os alunos.

METODOLOGIA
A oficina Realizando com 1 Minuto será ministrada a partir de aulas expositivas, utilizando projeções em datashow e exibição de vídeos, distribuição de apostila com informações sobre produção audiovisual, além de exercícios práticos de realização, da produção de roteiro até a montagem.

PROGRAMAÇÃO
Primeiro Dia/ Manhã:
• Porque fazemos filmes?
• Gêneros e possibilidades audiovisuais.
• Como transformar sua idéia em imagens? O argumento.
• Como pensar por imagens? O roteiro.

Primeiro Dia/ Tarde:
• O olhar cinematográfico. Decupando um roteiro.
• Exercício: Criando argumentos e iniciando a produção de roteiros de 1min.

Segundo Dia/ Manhã:
• Como fazer uma produção?
• Quem faz o que? (A função de cada membro de uma equipe de produção)
• Conceitos básicos de direção.
• Regras de continuidade.
• Eixo.
• Como gravar um diálogo, uma perseguição e um encontro.
• Como trabalhar o som direto e a voz em off.
• A trilha sonora e os elementos externos à encenação.
• Como trabalhar com atores.
• Princípios básicos da montagem audiovisual.

Segundo Dia/ Tarde:
• O que é um storyboard e plano de filmagem?
• Exercício: Elaborando o storyboard e o plano de filmagem.

Terceiro Dia/ Manhã e Tarde:
• Produção das gravações em equipes

Quarto Dia/ Manhã e Tarde:
• Montagem de vídeos

Quinto Dia/ manhã:
• Finalização de vídeos (créditos e pós-produção)

Quinto Dia/ Tarde e Noite:
• Exibição dos vídeos realizados no 11º Festival de Vídeo de Pernambuco.

MINISTRANTE
Alice Gouveia
Alice Gouveia é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1995 e técnica em direção cinematográfica, tendo concluído o curso na New York Film Academy em Nova York, no ano de 1998. Também pela Universidade Católica, concluiu em 2007, o curso de especialização em Estudos Cinematográficos. Mestra em comunicação na UFPE com pesquisa na área de gênero e cinema pernambucano.

Foi finalista do concurso promovido pelo sistema de edição Media 100, ficando entre os 10 melhores projetos da América Latina no ano de 1997. Trabalha com animação desde 1993, tendo habilidades avançadas nos programas da Adobe (Photoshop, Ilustrator e After Effects), assim como em diversas plataformas de edição não-linear. Também trabalha com animação em Stop Motion e coordena e dirige projetos de animação em 3D.

Em seu currículo, constam inúmeros comerciais para clientes como o Grupo Bompreço, Grupo Pão de Açúcar, GM Regional, Governo do Estado de Pernambuco, Asa Indústria e Comércio, Chesf, Prefeitura do Recife, entre outros. No ano de 2005 foi jurada do Prêmio Profissionais do Ano, promovido pela TV Globo. Em 2007 integrou o júri da seleção de curtas do Cine PE.

Na área cultural, destacam-se diversos trabalhos de direção e finalização conforme descrito abaixo. Em 2005 dirigiu seu primeiro filme de ficção, A Menina e o Rio, com 58 minutos. Em 2008 finalizou o curta-metragem Cinco e Meia. No mesmo ano exibiu a série que realizou em 2007, Vamos Comer Pernambuco, uma série documental composta por seis programas de 30 minutos, exibida na TV Brasil.

Atualmente trabalha como diretora de filmes, produtora e finalizadora na produtora Oficina de Imagens e como professora efetiva do curso de cinema da Universidade Federal de Pernambuco.

ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO (OFICINA DE ROTEIRO)
Local: Espaço Pasárgada
Período: 30 de novembro a 2 de dezembro de 2009
Horário: 13h às 17h
Carga horária: 12h
Quantidade: 20 pessoas
Público-alvo: a partir dos 16 anos

A oficina Roteiro Cinematográfico tem como objetivo preparar profissionais para as técnicas do relato e da linguagem cinematográfica. Como parte de um conjunto maior, este curso é o ponto inicial para o estudo das formas do roteiro contemporâneo, enfocando principalmente o roteiro cinematográfico.

PROGRAMA:
- histórico e características da narrativa visual;
- estruturas narrativas (mitologia e arquétipos);
- escrita cinematográfica e linguagem;
- estratégias criativas e retóricas;
- formatação.

INSTRUTOR:
Leo Falcão
Cineasta, Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) professor da Unicap, pesquisador e colaborador do Game Design Research Lab da UFPE.

Leo Falcão é pernambucano e já atua há mais de treze anos na área de cinema e TV, somando uma intensa experiência em roteiro cinematográfico e direção de curtas metragens, e comerciais.

Foi redator publicitário na Ampla Comunicação e colaborou com o Núcleo Guel Arraes, da Rede Globo, trabalhando como roteirista. Atualmente é professor da Universidade Católica de Pernambuco, mantém a coluna ""Leitor Ótico"", no webzine Vitrolaz.com (na qual escreve sobre arte, estética e linguagem cinematográfica) e está desenvolvendo dois projetos de longa-metragem: A saga de Juca Tito e As criaturas da noite.
--

terça-feira, 3 de novembro de 2009

I Festival de Curtas-Metragens da UPE / Resultados

Domingo passado (01/10/09) realizamos o I Festival de Curtas-Metragens da UPE dentro da programação do XI CONEUPE, em Santo Amaro/Recife. Os participantes do Congresso assistiram os 5 (cinco) filmes selecionados na categoria Temática Livre e logo após a exibição votaram em apenas um para ser o vencedor. O estudante da UPE responsável pelo curta mais votado recebeu como prêmio uma Câmera Mini DV para continuar realizando vídeos.

Abaixo, os resultados:

A Máscara de Carne Morta: A Matança Alucinante
Direção: Geneilson Maraba
Unidade da UPE: Garanhuns
89 votos

Pobre Rapaz
Direção: Arthur Lira
Unidade da UPE: Nazaré da Mata
32 votos

Miró 19 03 2009
Direção: Júlio Melo
Unidade da UPE: Nazaré da Mata
14 votos

Carnaval Multicultural de Timbaúba
Direção: Júlio Melo
Unidade da UPE: Nazaré da Mata
9 votos

Herança H20
Responsável: Júlio Melo
Unidade da UPE: Nazaré da Mata
6 votos



Relação de votos por Campus:

Convidados: 00
ESEF: 01
FCM: 00
FENSG: 01
FOP: 00
Garanhuns: 77
ICB: 00
Nazaré da Mata: 11
Petrolina: 60
Poli: 00
Salgueiro: 01


O I Festival de Curtas-Metragens da UPE foi realizado pelo Cineclube AZouganda, de Nazaré da Mata, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes.