terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

DOGMA 95


Em 2007, o AZouganda inicia as suas exibições com um filme dinamarquês do Dogma 95, movimento de estética e feitura cinematográfica subvertedoras no referente ao que sempre foi promulgado pelas indústrias de Hollywood (?). No entanto, o que parece um ótima idéia que fixar-se-ia na "área" do experimental (já que foge do padrão mundial "coercitivo" dos EUA), sustentou-se sobre um lista rígida de obrigações que os diretores, portanto, teriam que seguir para se "enquadrarem" nesta vanguarda. E vanguarda, me parece, é o "rótulo" em suas implicações comerciais, reacionárias e brilhantes que mais representa o que ocorreu na Dinamarca pela década de 90. E não é conversa de inglês não.
"Festa de Família", dirigido por Thomas Vintenberg, para alguns, é o filme mais pujante do período. Thomas Vintenberg e Lars Von Trier (diretor reconhecido pela trilogia EUA - Terra de Oportunidade que inclui os já vistos "Dogville", "Manderlay" e o ainda não visto "Wasington") são os diretores mais "populares" dos que criaram o Dogma 95.

Alguns links pra principiar a conversa: http://www.dogme95.dk/ (site oficial)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dogma_95
http://www.cinemando.com.br/arquivo/filmes/festadefamilia.htm

DIA 14 DE FEVEREIRO, A PARTIR DAS 19H30, NA QUADRA DA FFPNM, EXIBIÇÃO DO FILME "FESTA DE FAMÍLIA"

Artur Rogério, coordenção do AZouganda.

sábado, 3 de fevereiro de 2007

DEZ

Dizem que é o melhor número para um estudante, a bíblia pros que seguem a Bíblia. Pouco pros que preferem uma biblioteca. É popular e sempre está relacionado à idéia de muito. Expressão sinônima de “ótimo!”. Filme de Krzysztof Kieslowski. Bom, aliás, ótimo! Nada de Cristóvãos Quiéquiabaianatem. Filme de Krzysztof Kieslowski mesmo! Mesmo sendo popular feito arroz e quiabo cuzido. Dez filmes no ano de 2006 na FFPNM pelo Cineclube AZouganda. Foram eles cronologicamente: 1- “Má Educação” (Amar a Deus sobre todas as coisas); 2- “O Grande Ditador” (Não tomar Seu santo nome em vão); 3- “Terra Estrangeira” (Guardar domingos e festas); 4- “Buena Vista Social Club” (Honrar pai e mãe); 5- “Réquiem para um sonho” (Não matar); 6- “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (Não pecar contra a castidade); 7- “Dançando no Escuro” (Não roubar); 8- “A Noiva Cadáver” (Não levantar falso testemunho); 9- “Eleição” (Não desejar a mulher do próximo); 10- “Cinema Paradiso” (Não cobiçar as coisas alheias). Decálogo com todo respeito. Decálogo bom, dez. “Dezquarta” ou “Um Deztemido Deztino Um”.
Não foi fácil nem confortável trabalhar desnecessariamente pra promover essa atividade tão gentil e rara nos dias inumanos de hoje. Bárbaros somos quase todos que estudamos na FFPNM à procura de um dez de ouro, invadindo o município de Nazaré da Mata como sacoleiros de produtos em taiuanês(e como somos possuidores dessas línguas evoluídas, desse saber global e invasor da língua evoluída, revelamos o segredo de Brokeback Mountain importado da ilha de Ang Lee), bula em chinês, toy fala inglês, e, apesar do esforço épico, não ousamos blefar com o nosso lírico sete de coração, malgrado a secura diante de qualquer ás de paus dando sopa. E a Copa. Afinal de contas, somos bons em jogos, vestibulares e tiro ao alvo. E alguns sabem da precisão do ostracismo da galinha dos ovos de ouro. Inda bem...
Agradecemos de coração ao Departamento de Apoio Técnico da FFPNM.
Ainda acho que qualquer representação teatral, qualquer uma, é muito mais significativa do que qualquer filme, qualquer um. Embora ache que qualquer filme, hoje, é muito mais representativo do que qualquer peça de teatro. Isso justifica parcialmente a nossa atuação. Sabendo do poder alienante que o cinema carrega, não sei até que ponto conseguimos amar isso. Os dez filmes que foram exibidos pelo AZouganda são profundamente complexos, claramente ousados e geograficamente deslocados, o que justifica parcialmente a nossa exposição. Lembro de uma garota que ria muito assistindo ao filme de Almodóvar. Isso justifica a nossa absoluta entrega em dois anos de empenho.
2007 continua o AZouganda na FFPNM. Estamos precisando de novos interessados no projeto, esticar a massa, repassar funções, novos doces bárbaros. Juntos podemos acertar o lance mínimo. Uma geladeira Brastemp daquelas cromadas que têm um buraco na porta pra tomar água, isso é mamão com açúcar. Lance mínimo. Difícil é ser um Brother dez.

Nosso blog: http://cineclubeazouganda.blogspot.com/
Nosso e-mail: cineclubeazouganda@yahoo.com.br
Tel. Contato: 88412995 (Artur) ou 87290368 (Aninha).

Na ordem do texto, os diretores dos filmes citados: Pedro Almodóvar, Charles Chaplin, Walter Salles, Win Wenders, Darren Aronofsky, Jean-Pierre Jeunet, Lars Von Trier, Tim Burton, Alexander Payne, Giuseppe Tornatore.



Artur Rogério, Coordenação do Cineclube AZouganda.